Projeto Ecológico de Longa Duração

Sítio Parque Nacional do Catimbau

Mais dois projetos aprovados vinculados ao PELD Catimbau

February 14, 2017

 

Boas notícias para as pesquisas realizadas no Parque Nacional do Catimbau. No final de 2016 e início de 2017 duas estudantes do curso de doutorado, ambas sob orientação do Prof. Dr. Bráulio Almeida Santos, aprovaram financiamentos de pesquisa junto à Rufford Foundation. Essa prestigiada instituição de caridade é sediada no Reino Unido e financia mais de 3000 projetos de pesquisas relacionadas à conservação da natureza em mais de 155 países.

 

As duas pesquisadoras são vinculadas ao Laboratório de Ecologia Aplicada e Conservação (EcoLab - UFPB), coordenado pelo Professor Dr. Bráulio Santos. Um dos projetos trata de interações inseto-planta nos contextos da redução da precipitação e da perturbação antrópica crônica. O projeto intitulado "Herbivory under chronic human disturbance and reduced rainfall: implications for the conservation of the Brazilian Caatinga", é liderado pela doutoranda Janete Andrade (PPGBV/UFPE). O objetivo dessa pesquisa é quantificar o impacto da perturbação antrópica crônica e da redução da precipitação nas interações planta-inseto (no caso, herbivoria). Vale ressaltar que interações entre insetos e plantas são poderosos mecanismos estruturadores de comunidades biológicas. A partir dos resultados obtidos, espera-se ainda fornecer conhecimento técnico-científico é assim, auxiliar na elaboração do plano de manejo do PARNA-Catimbau. O projeto conta ainda com o apoio do Laboratório de Ecologia-Evolução e Biodiversidade (Universidade Federal de Uberlândia), coordenado pelo Prof. Dr. Jean Carlos Santos. 

 

O outro projeto, intitulado "Conservation of Large and Medium Size Mammals in Biodiverstiy-Friendly Agricultural Systems of the Brazilian Caatinga" é liderado pela doutoranda Tainá Alves (PPGCB/UFPB) e busca avaliar a eficiência das estratégias de manejo da terra land sharing e land sparing para a conservação da biodiversidade de mamíferos de médio e grande porte na Caatinga. Ambos os projetos serão desenvolvidos em dois anos e somam esforços de pesquisa ao PELD, juntamente com o projeto aprovado no ano passado na Rufford pelo Pós-doutorando Xavier Arnan.

 

Para mais detalhes dos projetos, ver as respectivas páginas no site da Fundação Rufford:

 

Tainá Alves: http://www.rufford.org/projects/tain%C3%A1_alves_0

Janete Andrade: http://www.rufford.org/projects/janete_andrade

Xavier Arnan: http://www.rufford.org/projects/xavier_arnan

 

 

Please reload

Posts Em Destaque

Pesquisador do Peld Catimbau lança guias para a identificação de sementes do Parque Nacional do Catimbau

November 12, 2019

1/10
Please reload

Posts Recentes
Please reload

Arquivo