Mais dois projetos aprovados vinculados ao PELD Catimbau


Boas notícias para as pesquisas realizadas no Parque Nacional do Catimbau. No final de 2016 e início de 2017 duas estudantes do curso de doutorado, ambas sob orientação do Prof. Dr. Bráulio Almeida Santos, aprovaram financiamentos de pesquisa junto à Rufford Foundation. Essa prestigiada instituição de caridade é sediada no Reino Unido e financia mais de 3000 projetos de pesquisas relacionadas à conservação da natureza em mais de 155 países.

As duas pesquisadoras são vinculadas ao Laboratório de Ecologia Aplicada e Conservação (EcoLab - UFPB), coordenado pelo Professor Dr. Bráulio Santos. Um dos projetos trata de interações inseto-planta nos contextos da redução da precipitação e da perturbação antrópica crônica. O projeto intitulado "Herbivory under chronic human disturbance and reduced rainfall: implications for the conservation of the Brazilian Caatinga", é liderado pela doutoranda Janete Andrade (PPGBV/UFPE). O objetivo dessa pesquisa é quantificar o impacto da perturbação antrópica crônica e da redução da precipitação nas interações planta-inseto (no caso, herbivoria). Vale ressaltar que interações entre insetos e plantas são poderosos mecanismos estruturadores de comunidades biológicas. A partir dos resultados obtidos, espera-se ainda fornecer conhecimento técnico-científico é assim, auxiliar na elaboração do plano de manejo do PARNA-Catimbau. O projeto conta ainda com o apoio do Laboratório de Ecologia-Evolução e Biodiversidade (Universidade Federal de Uberlândia), coordenado pelo Prof. Dr. Jean Carlos Santos.


O outro projeto, intitulado "Conservation of Large and Medium Size Mammals in Biodiverstiy-Friendly Agricultural Systems of the Brazilian Caatinga" é liderado pela doutoranda Tainá Alves (PPGCB/UFPB) e busca avaliar a eficiência das estratégias de manejo da terra land sharing e land sparing para a conservação da biodiversidade de mamíferos de médio e grande porte na Caatinga. Ambos os projetos serão desenvolvidos em dois anos e somam esforços de pesquisa ao PELD, juntamente com o projeto aprovado no ano passado na Rufford pelo Pós-doutorando Xavier Arnan.


Para mais detalhes dos projetos, ver as respectivas páginas no site da Fundação Rufford:

Tainá Alves: http://www.rufford.org/projects/tain%C3%A1_alves_0

Janete Andrade: http://www.rufford.org/projects/janete_andrade

Xavier Arnan: http://www.rufford.org/projects/xavier_arnan

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square