Projeto Ecológico de Longa Duração

Sítio Parque Nacional do Catimbau

Curso de Campo de Ecologia e Conservação da Caatinga completa uma década de vida

July 17, 2017

Desde 2008, o Departamento de Botânica da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) promove o Curso de Ecologia e Conservação da Caatinga (ECCA). Realizado nos moldes da Organização para Estudos Tropicais (OTS), O curso é um treinamento intensivo em ferramentas e conceitos de ecologia e conservação da biodiversidade para estudantes de pós-graduação que estão iniciando sua vida científica. Nesse ano, com grande felicidade e satisfação dos envolvidos com o ECCA, o curso chegou na sua 10a edição.

 

Assim como em outras edições, o X ECCA foi realizado no exuberante Parque Nacional do Catimbau (Buíque, PE) e, em virtude da escassez financeira que vive a ciência brasileira, se deu em um modelo reduzido de duas semanas (14 a 28 de maio). A equipe organizadora do curso foi composta pelos professores Marcelo Tabarelli, Inara Leal e Felipe Melo e pelos monitores Davi Jamelli, Artur Domingos e Pedro Elias. Também contamos com presença do Prof. Dr. Evandro Oliveira, do Centro Universitário UNA/MG e do Prof. Dr. Fabio Scarano (UFRJ), que adicionalmente realizaram suas palestras. Os temas das palestras foram migração de borboletas Pieridae e a interface ciência e políticas públicas, respectivamente. O Prof. Evandro também orientou um projeto com um dos grupos. Ainda tivemos a oportunidade de uma palestra com o Prof. Günther Gerlach, curador do Jardim Botânico de Munique que estava em uma expedição a campo no Catimbau com o Pós Doc Paulo Miltet. Gunther está em uma colaboração com o Laboratório Polinizar (UFPE) na mesma época do curso e apresentou sua palestra “Perfume para machos – sobre fascinantes interacciones ecológicas de Euglosidos y flores de perfume em América Tropical”.

 

Nessas duas semanas de curso, os alunos tiveram a oportunidade de desenvolver um total de 24 projetos sobre temas variados: 9 projetos em grupo (6 orientados e 3 livres) e 15 projetos individuais. Em um futuro próximo, iremos publicar um e-book com todos os projetos e disponibilizá-lo. Para fechar com chave de ouro essa edição comemorativa do ECCA, ainda fomos presenteados com uma intensa chuva no sertão. Foram vários dias de chuva ininterrupta e há relatos de moradores de que é a maior chuva na região dos últimos 8 anos (alguns falam até de muito mais que isso), o que possibilitou inclusive a formação de 3 cachoeiras efêmeras no paredão defronte ao alojamento.

 

Que venham mais 10 anos.

 

Para mais informações sobre o ECCA: https://sites.google.com/site/cursocaatinga/home

Para mais informações sobre a OTS: http://www.ots.ac.cr/

 

 

 

 

Please reload

Posts Em Destaque

Pesquisador do Peld Catimbau lança guias para a identificação de sementes do Parque Nacional do Catimbau

November 12, 2019

1/10
Please reload

Posts Recentes
Please reload

Arquivo