Projeto Ecológico de Longa Duração

Sítio Parque Nacional do Catimbau

Lançado o primeiro livro em inglês sobre a ecologia da Caatinga

January 10, 2018

Em 2003, os pesquisadores Inara R. Leal, Marcelo Tabarelli (UFPE) e José Maria Cardoso da SIlva publicaram o primeiro livro sobre a ecologia e Conservação da Caatinga (livro disponível gratuitamente aqui), que se tornou uma grande referência na área desde então. Agora nesse fim de 2017, os mesmos autores lançaram um novo livro, este totalmente em inglês: "Caatinga: The Largest Tropical Dry Forest Region in South America" ("Caatinga: A maior Região de Floresta Tropical Seca da América do Sul"), pela editora Springer. 

 

Editado por 2 pesquisadores responsáveis pelo projeto PELD / PRONEX (Marcelo Tabarelli -coordenador- e Inara Leal) que vêm a vários anos fazendo pesquisa nesse ecossistema, não poderia deixar de abordar os efeitos da perturbação antrópica crônica na Caatinga. Entre as outras abordagens, o desenvolvimento sustentável da região é um tema presente no livro que tem se destacado nas discussões científicas e políticas mais recentemente.

 

O livro é uma grande iniciativa para difundir internacionalmente essa região tão ameaçada e com ainda pouca atenção de esforços de pesquisa e conservação. Além de uma abordagem conservacionista mais clássica, o livro traz uma visão sobre as ameaças ao sistema sócio-econômico nessa que é a Floresta Tropical Seca mais densamente povoada do mundo. 

 

Para adquiria um exemplar, visite:

Springer 

Amazon

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Please reload

Posts Em Destaque

Pesquisador do Peld Catimbau lança guias para a identificação de sementes do Parque Nacional do Catimbau

November 12, 2019

1/10
Please reload

Posts Recentes
Please reload

Arquivo