PELD-PNCA participa de Reunião de acompanhamento e Avaliação do Programa Ecológico de Longa Duração

O I Encontro de Comunicação Pública da Ciência dos PELD (COMPELD), promovido pela Equipe de Comunicação dos PELD (PELDCOM), contou com uma programação vasta durante os dias 04 a 06 de julho em João Pessoa.

O programa recebe financiamento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e o evento contou com o apoio da Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba (FAPESQ), que está completando 30 anos de incentivo à ciência no estado.

“Converse com um Cientista” foi uma das programações que recebeu destaque nos dias seguintes, permitindo que pesquisadores e alunos secundaristas estabelecessem um diálogo acessível. Na ocasião, os alunos da Escola CEEEA Sesquicentenário, também localizada em João Pessoa, tiveram a oportunidade de fazer perguntas e conhecer mais sobre as pesquisas dos PELDs enquanto tomavam sorvetes e milkshakes, o que tornou o momento ainda mais interessante e descontraído.

O encontro possibilitou, sobretudo, a desmistificação existente sobre a figura do cientista, usualmente descrita por alunos como sendo possuidores de características físicas caricatas, como o cabelo assanhado, o uso de óculos e jaleco, e a permanência constante das figuras em laboratório. Ao longo das conversas, foi possível observar esse paradigma sendo transformado numa visão mais próxima e coerente, haja visto a interação existente e, consequentemente, a compreensão mais concisa dos cientistas.

“Café Científico” reuniu pesquisadores e estudantes paraibanos de diversos cursos de graduação para discutir os desafios da biodiversidade brasileira.

Um grande painel onde se lia a pergunta “Vamos conversar sobre

biodiversidade?” dava o tom provocativo ao Café Científico. Durante o encontro, o Projeto de Comunicação dos PELD (PELDCOM) realizou diversas atividades de divulgação científica, como parte da programação alusiva aos 25 anos do Programa.

O evento também possibilitou a discussão de quais os enfrentamentos e possíveis caminhos para integração dos trabalhos de pesquisa desenvolvidos em todos os PELDs do Brasil. Para isso, foram realizadas duas oficinas divididas em dois dias do evento. Nelas, os coordenadores e demais integrantes de cada programa puderam contribuir com sugestões e alternativas unificadoras, para que, em um futuro breve, os Programa de Longa Duração possam estabelecer não só parcerias, mas contribuir de maneira mais estratégica e organizada nas questões que nossa sociedade enfrenta atualmente, como mudanças climáticas, vulnerabilidade alimentar e demais crises.

Texto adaptado de: https://peldcom.eco.br/

Imagens 1 e 2: Apresentação de banner das atividades promovidas pelo PELD-PNCA. A apresentação foi realizada pelo coordenador do sítio, o professor Marcelo Tabarelli.

Imagens 3 e 4: Debates entre os coordenadores dos Pelds, visando contribuições e parcerias entre os Sitios.







Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square